Quinze dias depois de ter conhecido a RTP/Lisboa em Chelas - desta feita fui conhecer os cantos à Casa da RTP/Porto no velhinho edifício do Monte da Virgem em Gaia.
À hora marcada, dez e trinta da manhã, eu e uma turma do 12º ano do Liceu de Gaia com o professor. Durante duas horas e meia visitei tudo o que é dado a visitar. Os estúdios, onde se produzem os programas: "Trio de Ataque" - "Pontapé de Saída" - "Zona Mista" e "4 x Ciência" da RTPN. É nas régies de produção que tudo é programado ao pormenor para que nada falhe, são por isso consideradas os "pulmões da televisão". Seguiram-se os estúdios da RDP: antena1; antena 2 e antena 3 - onde a informação via rádio vai para o ar. É no grande estúdio de informação - onde são produzidos os noticiários da RTP1 e RTPN. A Sala de Caracterização - espaço onde todos os que vão enfrentar as câmaras em directo têm de se sujeitar. O prato forte foi assistir em directo à última hora do programa de todas as manhãs entre a dez e a uma da tarde da RTP1 a Praça da Alegria, apresentado pela Sónia Araújo e o Jorge Gabriel que excepcionalmente estava ausente, visto estar a gravar um novo concurso na RTP/Lisboa. Nesta hora os convidados foram: um casal a exibir os seus dotes de dança de salão. Uma demonstração de Feng Shui por um licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora. A fechar o agora residente da Praça - José Eduardo Pinto da Costa, que dissecou sobre uma peça onde se falava de uma nova onda de pedófilia.
Assim terminou uns ninutos antes da uma da tarde, um dos programas mais antigos de televisão - onde uma vasta equipa técnica e muitos figurantes tudo fazem para entreter as manhãs dos portugueses. Depois de uma foto da turma do Liceu com a Sónia Araújo, foi a minha vez de ficar na fotografia com a simpática e bonita apresentadora, a partir do meu Nokia N73 coma a ajuda inestimável da guia.
Museu/RTP à parte, esta foi uma visita guiada a sério ao contrário da RTP em Lisboa.
jv
jv
Sem comentários:
Enviar um comentário